Páginas

Sejam Bem Vindos

SEJAM BEM VINDOS
Olá Pessoal, quero deixar a todos o meu sincero agradecimento e dizer que me sinto muito honrada de ter feito parte deste Grandioso Projeto de Inclusão Digital durante estes 8 anos em que estive atuando nele e dizer que eu aprendi muito com cada um de vocês, e estou feliz por ter dividido com vocês o pouco conhecimento que tenho nesta área, espero que possam desenvolver o conhecimento adquirido, e que continuem em busca de mais conhecimento, como eu sempre digo "FUSSA QUE VOCÊ APRENDE COISAS NOVAS", vá atras de mais informação, não para no tempo, pois o tempo não espera.
LEMBRE-SE - Se você fizer o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu...


Se precisarem de mim, vôcês me encontrarão no e-mail: nete_dechante@hotmail.com ou no cel. 8112-9145. No mais, desejo felicidade a todos, e sucesso na vida profissional de cada um de vocês...

bjs bjs - BOA SORTE Ass: Ivanete Dechante

30 de março de 2004

HISTÓRICO
FUNDAÇÃO APEÎARA DE JUARA

APEÎARA” é uma palavra indígena que significa “o bom caminho”. Para a Fundação constituída por José Geraldo Riva, deputado estadual de Mato Grosso, era essencial ter a cara de Mato Grosso – e essa identidade surgiu através da linguagem de nossos primeiros habitantes e de um povo que até hoje povoa nossos municípios. O significado também tem a ver com o nosso trabalho: temos como prioridade dar oportunidades, aumentar as chances de emprego e melhoria de renda familiar, desenvolver o espírito cidadão e incentivar o aprendizado, já que somos conscientes de que apenas o conhecimento faz o indivíduo livre.

A "FUNDAÇÃO APEÎARA" surgiu a partir de vários pedidos de crianças e adolescentes, solicitando um computador ao Deputado Riva. Todos queriam um, e seria muito difícil suprir o desejo de todos. Por isso, o Deputado Riva decidiu montar uma Escola Comunitária de Informática que desse acesso ao mundo virtual gratuitamente.


No dia 01 de maio de 2004 foi inaugurada a primeira Escola Comunitária de Informática da "FUNDAÇÃO APEÎARA" no estado de Mato Grosso, a mesma se localizava na Avenida José Alves Bezerra no Centro da cidade. Ela foi preparada para receber 360 alunos por ano, com um laboratório moderno e de ponta, de 20 computadores. Desde o início, projetamos nosso curso para acontecer nos tres períodos do dia, atentendo a população entre 12 a 18 anos de idade.

Juara é a cidade pólo do Vale do Arinos, com um pouco mais de 30 mil habitantes. Sua distância considerável do centro político-social do Estado, que é a capital Cuiabá, torna mais difícil o acesso de sua população às coisas modernas adotadas pela nova sociedade. Por isso, a Escola Comunitária de Informática fez tanto sucesso, e cresceu tão rápido.

Nosso Curso Básico de Informática tem duração mínima de 8 meses, e máxima de 1 ano. Deixamos em aberto a duração justamente porque lidamos com pessoas que não tem computador em suas casas, o que é um impedimento para o crescimento individual do aluno. Por isso, nosso prazo elástico proporciona que cada aluno cresça de forma equânime, e com tempo para tal. O segundo maior princípio da Fundação está justamente na qualidade – nossos cursos têm que ser, obrigatoriamente, um “passaporte” para aqueles que pretendem melhorar a qualidade de suas vidas, principalmente através de um emprego melhor e mais qualificado.

OJETIVOS – Atender à população de baixa renda, criando, principalmente, oportunidades para a inserção no mercado de trabalho através do conhecimento adquirido com seus cursos de informática básica. Atender também, os menores infratores, na tentativa de dar-lhes uma condução de vida e qualidade. Para isso, a APEÎARA busca convênios com empresários, a fim de dividir todas as despesas geradas pela atividade, bem como a questão da estrutura funcional dos núcleos.

PÚBLICO ALVO – A princípio, a Escola de Informática APEÎARA atendia apenas adolescentes e jovens, que estavam prestes a entrar no mercado de trabalho – de 12 a 18 anos. Mas, não se conseguia preencher as vagas somente para esta faixa etária, então abrimos as matrículas para crianças a partir dos 10 anos, e este ano temos uma turma específica para a terceira idade (Geralmente estes adultos possuem parentesco com algum aluno que faz ou já fez o curso na fundação). É bom frisar que todo aluno tem um cadastro completo nos nossos arquivos, onde colocamos todas as informações possíveis, como filiação, escolaridade, renda mensal, número de filhos, etc...